Bons Estudos!

Bons Estudos!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

8º Ano/ 7ª Série INSP de 2020 - Revolução Inglesa


Página 08 
   1)    A partir do século XVI, ganhou força o processo de centralização política e de formação de um regime absolutista na Inglaterra. Os reis conseguiram ampliar seus poderes e intervir mais ativamente na sociedade e na economia do reino. Com isso, tornou-se possível aplicar medidas mercantilistas de modo a promover o fortalecimento do Estado por meio de atividades econômicas variadas.

   2)    O processo de cercamentos consistiu na transformação das terras comunais em propriedades privadas e a consequente expulsão dos camponeses desses espaços para a criação de ovelhas. Com isso, a gentry e a burguesia se fortaleceram política e economicamente, já que ambos os grupos passaram a controlar e a explorar as terras para finalidades comerciais. A partir disso, esses dois grupos pressionaram a alta nobreza e os monarcas para implementar reformas políticas que permitissem a maior participação deles no governo da Inglaterra.

   3)    A crise teve início com as medidas adotadas pelos monarcas da dinastia dos Stuart para ampliar seus poderes e consolidar o absolutismo inglês. Como havia grupos sociais fortalecidos, especialmente a burguesia e a gentry, os reis encontraram oposição e acabaram isolados. Foi isso que provocou o início da guerra civil inglesa, opondo aqueles que apoiavam Carlos I aos que eram contrários a ele, que defendiam o fortalecimento do Parlamento.

Página 11

a) A imagem mostra os dois soberanos da Inglaterra, Oliver Cromwell e o rei Carlos I. É possível afirmar que Cromwell é a figura que foi representada de pé, enquanto Carlos I é aquele que está no caixão, já que foi com a sua morte que Cromwell se tornou governante da Inglaterra. Dessa forma, é possível dizer que a imagem é uma representação metafórica da passagem do absolutismo para uma república na Inglaterra após a Revolução Puritana.

b) É possível dizer que o quadro representa a transição com base na metáfora de um funeral, em que os vivos honram os mortos e continuam vivendo. Assim, é como se a monarquia absolutista tivesse chegado ao seu fim natural (a morte), e um novo regime, mais forte, ocupou o seu lugar. Por isso, a representação é positiva.

Página 13

1)    Durante a Revolução Puritana, os cabeças redondas tentaram impor um acordo ao rei que limitasse seu poder. Entretanto, o rei Carlos I recusou e o conflito cresceu, resultando na sua derrota, prisão e no seu julgamento em 1649. Por ter sido considerado traidor, foi condenado à morte. Após a sua execução, o regime político inglês deixou de ser uma monarquia e se tornou uma república.

2)     Os diggers, grupos formados por camponeses e antigos proprietários de terras, defendiam o fim da propriedade privada da terra e sua divisão entre todos. Já os levellers, formados por pequenos produtores, defendiam reformas democráticas na Inglaterra. Ambos os grupos foram duramente reprimidos pelo governo, já que eram vistos como ameaças à ordem social da Inglaterra.

3)    Durante seu reinado, Jaime II deu indícios de que planejava restaurar o absolutismo na Inglaterra. Ao ser criticado por nomear católicos para cargos importantes, afirmou que, por ser rei, tinha o direito de agir sem consultar ninguém. Ele também adotou medidas que ampliavam o seu poder e diminuíam o poder do Parlamento. Todas essas práticas culminaram em sua deposição em 1688.

Página 16

1)    A Revolução Gloriosa foi o processo de substituição do rei inglês Jaime II por Guilherme de Orange e Mary Stuart. Com essa revolução, a monarquia absolutista foi substituída por uma monarquia constitucional na Inglaterra.
2)     A base do liberalismo era a ideia de que a sociedade só seria justa quando todos os indivíduos fossem livres para realizar seus interesses e objetivos. Isso significa que, para os pensadores liberais, o governo não poderia ter o poder de interferir nas decisões dos indivíduos, especialmente aquelas relacionadas com o desenvolvimento de atividades econômicas. Nesse caso, pode-se associar o surgimento do liberalismo às transformações sociais promovidas pelas Revoluções Inglesas, já que essas ideias atendiam aos interesses da burguesia em ter liberdade econômica e serviam para combater os princípios mercantilistas.
3)    A Revolução Gloriosa provocou o fim do absolutismo na Inglaterra, o fortalecimento da burguesia e o crescimento das atividades econômicas, possibilitando novos investimentos em tecnologias e a expansão das
manufaturas inglesas. Além disso, a revolução influenciou pensadores em outras regiões do mundo, que passaram a criticar os regimes absolutistas e a dominação colonial. Com isso, a Revolução Gloriosa inspirou outros movimentos revolucionários e de contestação da ordem a partir do século XVIII.

Página 17
a) O documento afirma que o rei não teria mais o direito de suspender as leis ou seu cumprimento; que a cobrança de impostos só teria validade com a aprovação do Parlamento; que é direito da população apresentar petições ao rei sem sofrer, por isso, risco de prisão; que o exército só pode ser organizado com a autorização do Parlamento; que as eleições são livres e que o Parlamento deve ser convocado com frequência para decidir as leis e outros problemas.
 b) É possível afirmar que a Declaração provocou a limitação dos poderes do rei, já que, a partir de então, ele não poderia tomar decisões importantes sem consultar o Parlamento. Na prática, o rei só poderia governar em conjunto com o Parlamento.
Explore seus conhecimentos 1 B A Revolução Inglesa refletiu o conflito entre o pensamento absolutista da dinastia dos Stuart e os interesses do Parlamento, que era influenciado pelos valores burgueses e pretendia limitar o poder real para, deste modo, assegurar a liberdade de comércio sem a intervenção estatal.
2 A A Revolução Gloriosa consolidou os interesses da classe mercantil inglesa, estabelecendo a soberania do Parlamento sobre o poder monárquico. Em 1689, o Parlamento coroou Guilherme de Orange, exigindo-lhe o reconhecimento da Bill of Rights (Declaração de Direitos), que submetia sua autoridade à do Parlamento. O documento ainda proibia que monarcas católicos voltassem a governar o país e reafirmou o direito exclusivo do Parlamento em estabelecer impostos e o direito de livre apresentação de petições. Também foi atribuída ao Parlamento a organização e manutenção do exército.
3 E As Revoluções Inglesas impulsionaram uma série de transformações na Inglaterra do século XVII, entre elas a fragmentação do absolutismo, seguida por uma experiência republicana e, posteriormente, pela afirmação de uma monarquia constitucional, na qual o poder real era limitado. Do contexto da experiência revolucionária inglesa, a burguesia legitimou o seu poder econômico e participou mais ativamente das relações políticas.

4 A Após sua morte, Oliver Cromwell foi sucedido por seu filho, Richard Cromwell, como Lorde Protetor. Com limitada força política, Richard se viu forçado a renunciar poucos meses depois. Diante disso, um novo Parlamento foi eleito, o qual decidiu pela restauração da monarquia inglesa com a escolha de Carlos II, filho mais velho do rei executado Carlos I, que governou a Inglaterra entre os anos de 1660 e 1685.

5 C Como desdobramento das Revoluções Inglesas do século XVII, a Inglaterra encontrou condições favoráveis para impulsionar transformações nas relações de trabalho e no modo de produção. Com a fragmentação do regime absolutista e a consequente ascensão de poder da burguesia, somada à política de cercamentos, a sociedade que antes se via atrelada diretamente à terra foi empurrada para as cidades comerciais e, ali, traçou aproximação com as manufaturas e fábricas que aos poucos surgiam. O processo de urbanização da sociedade inglesa do século XVIII, somado às novas relações comerciais que a Inglaterra passou a ter com diferentes regiões do mundo, garantiu condições para que o capitalismo e a cultura política burguesa se consolidassem. Com a Revolução Industrial, tais referências se firmariam e passariam a influenciar outras regiões do mundo.

 6 B A Declaração de Direitos foi um documento produzido com o fim da Revolução Gloriosa que limitou o poder do soberano e fortaleceu o Parlamento enquanto instituição de governo.

 7 D Com as Revoluções Inglesas, a autoridade monárquica foi submetida às resoluções do Parlamento. A burguesia inglesa se libertou definitivamente do Estado absolutista, eliminando o intervencionismo estatal na economia. Os novos monarcas, Guilherme de Orange e Mary Stuart, foram entronados com a condição de se subordinarem à Bill of Rights. Dessa forma, a burguesia, aliada à aristocracia rural, passou a exercer diretamente o poder político por intermédio do Parlamento. 8 D No século XVII, a Inglaterra vivenciou duas revoluções: a Revolução Puritana, marcada pela Guerra Civil e pela decapitação do rei; e, no final do século, a Revolução Gloriosa, que restaurou a monarquia, mas a manteve subordinada ao Parlamento. Apesar da restauração do regime monárquico, a burguesia conseguiu se firmar como a nova classe política na Inglaterra. Constituiu-se, enfim, como grupo capaz de legitimar uma nova ordem de valores, com base nos quais se afirmaria o modo de produção capitalista.

E O Ato de Navegação promulgado por Oliver Cromwell pretendia fragilizar e anular a hegemonia naval e comercial dos holandeses, em meados do século XVII, ao determinar que todas as mercadorias importadas de qualquer país europeu fossem transportadas por navios ingleses ou por navios de seus próprios países. A reação holandesa foi imediata. Os dois países mergulharam em uma guerra que durou dois anos, terminando em 1654 com a vitória da Inglaterra, marcando o início efetivo de sua hegemonia marítima.


10 a) A Petição de Direito lembra o acordo estabelecido durante o reinado de Eduardo I (1239-1307) que proibia o monarca de aumentar ou criar novos impostos sem o consentimento de outros grupos sociais representados pelo Parlamento. b) Esse documento indica que o Parlamento estava insatisfeito com o rei por conta de decisões que ele tomou sem consultar o órgão de representação dos diversos grupos sociais da Inglaterra. Assim, o documento pode ser visto como uma tentativa de pressionar o rei para que ele não tomasse mais atitudes consideradas inadequadas pelo Parlamento. Foi nesse contexto de enfrentamento entre o rei e o Parlamento que teve início a Guerra Civil na Inglaterra.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.