Bons Estudos!

Bons Estudos!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

6º Ano/ 5ª Série INSP de 2020 - O que é História?

O estudo de história!

Atividades do Livro 

Página 08 
   
   1)   Resposta pessoal.

   2)   As referências materiais podem ser roupas, carteira escolar, brinquedos, computador e etc. As imateriais podem ser uma reza especifica uma cantiga e o modo de preparar uma comida.



    3)   Resposta pessoal.

Página 10

a)     A revista é de 1884, uma época que não era tão fácil publicar e não tinha internet. Desta forma, atualmente com a internet, ficou mais fácil buscar informações, notícias e relatos sobre um determinado assunto.

b)    Ambas demostram a luta de Francisco José do Nascimento, conhecido como Chico da Matilde ou Dragão do Mar. Ele utilizava as jangadas para combater á escravidão.


c)      Não. Para isso é preciso consultar outros documentos da época para saber como foi o desfecho deste episódio.

d)    Sim, notem o uso de palavras como glorioso (Dragão do Mar), e gente tão sofrida (escravos), indica simpatia ao ato dos jangadeiros. Perceba que a revista transparece um pouco dessa simpatia, porém, é essencial uma pesquisa mais profunda.

Página 12

1)   A diferença entre fato histórico para o processo histórico, é que o primeiro acontecimento ocorreu em um determinado tempo e espaço especifico como: em 1884, Chico da Matilde liderou uma greve de jangadeiros contra o comercio de escravos. E já o segundo, é um conjunto de fatos históricos inter-relacionados como: a greve de Chico da Matilde que se insere no processo histórico da luta abolicionista do Ceara.

2)   Tempo da natureza que se refere a um fenômeno natural cíclico se repetir como: as estações do ano. E o cronológico é utilizado unidades de medidas como: minutos, segundos, dias, semanas, meses, anos entre outros,

Página 15

1)   O tempo histórico refere se a duração de um processo histórico ou especifica como: o tempo histórico da escravidão vai do começo do século XVI até o ano de 1888. Michael Jackson é considerado o rei do pop dos anos 80.

2)   O conceito de continuidade indica os processos sócios que perduram por longos períodos de tempo como: Falar o português no Brasil, e já à ruptura histórica é utilizada para se referir aos processos sociais que mudam o modo como as sociedades estão organizadas como: as mudanças do sistema político do Brasil.

3)    
a)   Século XIX
b)  Século VII
c)   Século XV
d)  Século XIII a.C.

Página 16

1) C

2) F V F V

Para o historiador todas as fontes históricas são importantes e não somente a escrita.
O calendário Gregoriano mede a passagem do tempo cronológico e tem com o ano 1 o nascimento de Cristo. 

3) Importante perceber que ao longo do tempo existe uma infinidade de modos de organização das sociedades, das práticas sociais e culturais humanas. Sendo assim, é necessário respeitar as diversidades e as opiniões e modos de vida dos outros povos.

Página 17

1) Pessoal




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.